Manual de Conduta J-Rock 

Alguém já fez alguma coisa pra você em um show que te incomodou? Não consegue controlar seu lado fã e acaba cometendo sempre os mesmos erros? A emoção de ver sua banda favorita é tanta que sempre acaba esquecendo em casa coisas importantes? O J-Rock Brasil apresenta agora a solução dos seus problemas em dias de show! O Manual de Conduta J-Rock!

É normal que naqueles momentos de emoção extrema sejam cometidas gafes terríveis que podem prejudicar sua imagem não só na frente dos outros fãs, como também para os integrantes das bandas. Então, como ninguém quer estragar o show para ninguém, a equipe do site espera que os fãs se lembrem de algumas regrinhas simples para o bom andamento dos shows.

No texto a seguir, listamos para você, fã, itens de como se preparar para os shows, mostrando o que levar e o que não pode faltar de jeito nenhum! Além, é claro, de uma lista de coisas que não se deve fazer. Lembrando que criamos esse manual levando em consideração que essas bandas vêm de uma cultura completamente diferente da nossa, mas é claro que não queremos esconder as coisas que tornam o público brasileiro tão especial!


1) Preparação: Informações, Transporte e Hospedagem

Legal, saiu na fanpage do facebook daquela banda que você tanto ama que eles enfim virão para o Brasil! Sensacional, não é? Claro! Mas antes de tudo, certifique-se de que as informações são verdadeiras. Quem já acompanha a cena J-Rock no Brasil há algum tempo já sabe como as pessoas inventam boatos. Como verificar essas informações? Aqui no J-Rock Brasil Street Team! Tomamos o cuidado de só anunciar informações já confirmadas. A cada show, montamos uma hotpage exclusiva, onde você pode conferir todos os dados mais importantes, como local do show, tipos e valores de ingressos, pontos de venda, horário e mapa de como chegar ao local.

Se você for abrir mão do conforto de seu lar para ver seus ídolos em outra cidade (ou até país), lembre-se de procurar de antemão por locais para ficar, pesquisar preços de passagens e transportes para o local do show. Os shows costumam ser em São Paulo e datas e horários de voos para a cidade são abundantes.
Porém, ao comprar antecipadamente a passagem, você provavelmente economizará uma quantia significativa! Passagens emergenciais são mais caras. Também faça a sua reserva no hotel escolhido o mais rápido possível.
Não corra o risco de não ter onde ficar. Caso não consiga hotel próximo ao local do show, o que seria o ideal, tente ao menos ficar em algum que seja próximo a uma estação do Metrô. Isso facilitará muito a sua vida. Em qualquer lugar passa ônibus para a estação de Metrô mais próxima e, uma vez dentro do Metrô, você pode voltar para seu hotel tranquilamente e em segurança. Mas preferencialmente, veja se não tem nenhum amigo ou parente que possa hospedar você.
Além de economizar, andar sozinho numa cidade desconhecida pode ser bastante estressante e não queremos nada disso acumulado para descontar nos outros na hora do show, não é?

E por fim, não custa salientar: Faça tudo com antecedência. Procure marcar a viagem para chegar no dia anterior ao show. Sabemos que atrasos não são incomuns e não vale a pena arriscar perder o show pelo qual você tanto esperou! Outra dica é acompanhar comunidades e sites de fãs para ver se planejam coisas especiais para durante o show, que são boas ideias para dar uma boa impressão do público brasileiro e, quem sabe, deixar aquele gostinho de “quero mais” na banda.


2) O que levar

  • Documentos e Ingresso
  • Verifique antes de sair se você não está esquecendo seus documentos, principalmente o RG. Se tiver comprado meia entrada, cheque se o comprovante de que você é estudante está em ordem. Carteirinha da escola/faculdade ou declaração de matrícula. Bilhete Único de estudante NÃO serve como comprovante, lembre-se disso!

  • Água
  • Ah, o elemento vital para a vida! O item que não pode faltar para um J-Rocker rumo a um show, principalmente para quem pretende passar muito tempo na fila. Dificilmente é permitida a entrada nas casas de show com comes e bebes, mas, apesar do preço, logo que entrar é interessante também comprar umas 2 garrafas. Especialmente se você pretende ficar na grade ou no meio do povão.

  • Tênis/Coturno
  • Sabemos que muitas garotas querem ir rebocadas no luxo, com saltos, plataformas etc. Mas lembre-se que isso acarretaria num terrível machucado para quem levar o pisão. Além disso, aquela bolha maravilhosa em seu pé com certeza acabaria com toda sua energia para curtir o show. Por isso, aconselhamos o uso de tênis ou coturnos confortáveis para quem precisar ficar mais alto.

  • Roupas confortáveis e casuais
  • Sabemos que na cena J-Rock é comum querer ir a caráter. Mostrar pra todo mundo que você entende do estilo! Porém, lembre-se de que você está indo para um show e não para um desfile! Ir com a camiseta da banda tudo bem, mas evite coisas como vestidos longos, fitilhos, gargantilhas, colares, acessórios com espinhos ou qualquer outra coisa que fique pendurada ou proeminente. Na hora do show, no aperto e agitação, é muito provável que esses itens machuquem a você ou a outros fãs. Também, pode ser que você perca estes acessórios que costumam ser caros. Portanto, uma aposta infalível são os bons e velhos companheiros jeans e camiseta. Manere também no cabelo. Sabemos que você tem aquela pomada de fixação sensacional, mas no show quem estiver na sua frente estará mais interessado em ver o palco.

  • Sombrinha/Guarda-chuva/Capa de Chuva
  • Como vocês sabem, não é possível mais os meteorologistas preverem o tempo, seja onde for. Por isso esse acaba sendo um item importante, especialmente pra quem vai passar muito tempo na fila. Também para aqueles dias de sol ardente, afinal, não queremos ninguém com insolação, com febre e vomitando sem conseguir se lembrar dos bons momentos do show.

  • Lanchinhos
  • Apesar de sempre haver uma padaria, loja de doces ou mesmo ambulantes por perto, levar lanches costuma ser uma boa ideia por dois principais motivos: Primeiro, você já gastou uma nota com ingresso, transporte e hospedagem. Os vendedores não são bobos e costumam aumentar muito o preço de tudo quando há grande demanda, então é melhor levar e pagar R$1,50 em um pacote de bolacha do que R$5,00.Também, nunca se sabe exatamente a procedência ou qualidade dos lanches preparados na rua. Vai saber há quantos dias aquela maionese está no sol?Para evitar problemas como intoxicação alimentar, leve lanches de lugares que você já está acostumado a comprar ou prepare-os você mesmo com ingredientes leves. Deixe a feijoada para depois.

  • Papel Higiênico e desodorante
  • Nem precisa explicar, né?

  • Troca de Roupa
  • Duas dicas em uma aqui: Para quem vai passar a noite na fila, lembre de levar um casaco, independentemente de estar calor ou frio. E para todos, levar uma troca de roupa para quando terminar o show.Isso serve para você não sair com a roupa molhada de suor na rua e pode evitar futuros resfriados, especialmente em dias frios.

  • Dinheiro extra
  • Uma dica especial é manter uma quantia de dinheiro escondida em algum lugar fora da carteira. Em bolsos escondidos, em tênis, sutian ou qualquer outro lugar, para, no caso de assalto, ter uma garantia de como voltar pra casa!

3) O que NÃO levar

  • Mochila grande
  • Não vá para o show com uma mochila gigante cheia de coisas. Em um show, menos é mais. Uma mochila grande vai te impedir de se divertir e fará o mesmo com quem estiver perto de você.

  • Muito dinheiro
  • Você não vai no show para fazer compras! Planeje e leve em dinheiro somente o que for utilizar e um pouco para emergências, conforme já mencionado anteriormente.

  • CDs, DVDs, revistas e itens da banda
  • Sabemos que você tem o maior orgulho desses itens raros e quer mostrar pra todo mundo. Porém, isso só ocupa espaço e dificilmente os membros da banda irão autografa-los. Deixe-os em casa!

  • iPod, câmera digital, tablet, notebook e afins
  • O único aparelho eletrônico que você vai utilizar e deve levar é seu celular. Os outros só causarão preocupações, caso forem roubados ou danificados durante o show e você não os utilizará para nada.

  • Cartazes
  • Sabemos que você quer mostrar todo o seu amor para os membros da banda, mas quem está atrás de você também ama os caras e quer ver o show.

  • É geral a proibição dos seguintes itens em qualquer casa de shows
  • Animais, bebidas alcoólicas, instrumentos musicais, balões em geral, bandeiras e faixas, capacete de moto e similares, armas de fogo, armas brancas, explosivos (todos os tipos de fogos), caixas, fogos de artifício e estampido, garrafas de plástico, hastes, inflamáveis em geral, infláveis em geral, isopor, jornais, revistas e cadernos, latas, mastros, máscaras, objetos de arremesso em geral, papel em rolo, pilhas sobressalentes, plásticos, tintas, vasilhames e vidro em geral.

Hey!
E agora a parte mais importante. Essa é a que você precisa prestar mais atenção e levar a sério.

O que NÃO FAZER em um show de J-Rock:

  • Recepção no Aeroporto
  • Já virou quase rotina os fãs brasileiros irem ao aeroporto receber as bandas. Mas vamos lembrar que alguns artistas vêm de longas turnês e estão cansados e que muitas vezes (como aconteceu com o LM.C quando vieram pela primeira vez) eles se assustam com a quantidade de gente que vai recebe-los, pois não estão acostumados com isso acontecendo em outros países. Portanto, é PREFERÍVEL que deixem para encontrar os artistas nas sessões de autógrafos e shows. Claro que não podemos impedir ninguém de ir ao aeroporto, então PELO MENOS se comportem, não gritem, não tentem levar um pedaço de seu ídolo pra casa, pois com certeza não ia sobrar nada dele se todos tentassem o mesmo.

  • Sessão de Autógrafos
  • Ah, um dos momentos mais esperados! Mas, por favor, não se deixe levar pelas emoções! Esse é um momento precioso para todos e se uma pessoa não se comportar bem, acabará estragando para todos. A sessão de autógrafos serve para entrega de presentes, aperto de mão e, como o nome já diz, autógrafos. Não peçam abraços, fotos etc. Primeiro porque os japoneses não costumam ter esse tipo de intimidade com pessoas que não conhecem. Segundo, porque dificilmente eles deixam fotos serem tiradas e também porque atrapalharia o bom andamento da sessão se eles tivessem que parar pra tirar fotos com todo mundo que pedisse.

  • Fila
  • Como sabemos, brasileiros são loucos para passar perigo dormindo na fila, um, dois, três dias ou até uma semana antes do show para pegar um lugarzinho ao sol na grade. POR ISSO, não menosprezem esses esforços furando a fila. Mesmo se tiver amigos e/ou conhecidos em algum lugar mais pra frente, fiquem em seus lugares ou se esforcem para chegar mais cedo. De qualquer maneira, todos vão assistir ao show, então evitem estresses que podem causar brigas ou outras situações que se tornem desagradáveis até para os próprios organizadores que NÃO TEM como controlar e ainda acabam sendo culpados pelos erros dos próprios fãs.

  • Empurra-empurra
  • Um dos tópicos mais importantes e que sempre acaba marcando mais em um show. Lembre-se que isso torna negativa a visão dos artistas sobre o Brasil e o público. Fazendo isso, parecemos um bando de selvagens. Além do mais, algumas bandas (como é o exemplo do the GazettE) odeiam TANTO quando acontece empurra-empurra que param o show, às vezes para pedir pros fãs pararam e às vezes para encerrar o show de vez. Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, pessoal! O empurra empurra só serve para as pessoas se machucarem e passarem mal. E ainda pode ter pessoas bem mais novas que são bem menores, com mais chances de se machucar! Colabore para que todos possam se divertir e aproveitar o show igualmente, sem sofrimentos e sem paralizações.

  • Jogar coisas
  • Jogar coisas no palco é outra coisa que NUNCA se deve fazer, a não ser que o próprio artista peça, como acontece com bandeiras. Ao jogar objetos sem aviso, a chance de machucar algum integrante das bandas é alta. Para entregar seus presentes, é usual haver caixas na recepção da casa para isso. E também, não se envergonhem jogando roupas de baixo. Só… Por favor… Não. Acaba não sendo vergonha apenas pra você, mas também para todos os fãs do país.

  • Agarrar/Machucar/Arrancar pedaço
  • Mais uma vez, vamos controlar as emoções e não arrancar pedaço dos ídolos, sim? Pode fazer falta pra eles depois. Se possível, limitar o toque apenas ao aperto de mão da sessão de autógrafos. Já tivemos situações em que o artista desce do palco e os fãs acabaram arranhando-o até sair sangue (com certeza, Miyavi nunca mais vai fazer isso por aqui), ou numa recepção no aeroporto em que apertaram o bumbum de um integrante de banda, deixando todos constrangidos. Claro que temos exceções, como quando Yoshiki se jogou no público, mas tentem ao máximo não machucar ou tocar partes indevidas dos artistas. (Ou roubar um pedaço ou pertence deles). Lembre-se que a cultura japonesa é bem diferente da nossa e eles não estão acostumados com certos gestos “amigáveis”.

  • Stalkear
  • Também evitem ao máximo seguir a banda, tentar encontra-los passeando pela cidade, ou ficando ‘de guarda’ nos hotéis. Esses são poucos momentos de descanso que eles têm no meio de suas turnês, além de ser uma pequena oportunidade para experimentarem as maravilhas do nosso país. Então deixem que eles descansem e possam repor suas energias para poderem fazer os shows dando seu máximo!

  • Fotos
  • Por último, mas com certeza não menos importante. Em TODOS os momentos citados acima, NÃO TIREM FOTOS. Sabemos que você quer ter as suas recordações desse momento tão incrível, mas empresas japonesas têm uma política muito rígida de distribuição de imagem e, por isso, eles não permitem fotos amadoras nos shows, principalmente no exterior. No caso do aeroporto, os artistas, na maioria das vezes, não gostam de tirar fotos sem maquiagem, então respeitem. Todo mundo quer ter fotos e vídeos das bandas, mas, por favor, se contentem com as fotos oficiais! Além do que, divulgação de fotos amadoras na internet (e eles sempre descobrem, principalmente se forem artistas de grandes gravadoras), pode acarretar na decisão de não voltar mais ao país.


Enfim, como você (que esperamos tenha lido tudo) deve ter percebido, todos os itens destacam basicamente o BOM COMPORTAMENTO e o RESPEITO para com os artistas. Então vamos manter os shows e toda sua experiência divertida e marcante (de um bom modo) tanto para os fãs quanto para a banda.

Esperamos que tenham gostado de nosso manual de conduta e que ele possa beneficiá-los não só como indivíduos, mas como um todo de fãs brasileiros. Vamos tornar o Brasil o MELHOR lugar para os artistas fazerem seus shows!

Deixe um comentário