17103619_1544079188965382_4528346268618247536_n

[BANDAS] Especial ASIAN KUNG-FU GENERATION!

Sobre ASIAN KUNG FU GENERATION, Bandas  Deixe um Comentário

Anteriormente anunciamos,  AQUI , que a banda de rock Japonesa ASIAN KUNG-FU GENERATION irá se apresentar esse ano aqui no Brasil, no evento Anime Friends, um dos maiores eventos de cultura oriental da América Latina.

Os fãs ficaram surpresos com o anuncio de não um mais dois shows da banda no evento, dias 08 e 09 de julho e mais um no evento Sana no dia 16 de Julho.

Sendo assim, preparamos o nosso famoso especial bandas, pra contar um pouquinho sobre a história da banda, confira:

13055598_1189996344373670_5182682310741274301_n

AKG é uma das bandas de rock alternativo de maior sucesso no Japão e também uma das mais conhecidas no ocidente.

A banda se formou em Yokohama em 1996 como uma banda de faculdade, os integrantes Kensuke Kita, Takahiro Yamada e Masafumi Gotō se conheceram no clube de música da faculdade  e logo formaram o que seria a primeira versão do AKG, algum tempo depois Kiyoshi Ijichi, que era baterista de outra banda universitária, se juntou à eles originando a formação que segue até hoje.

Suas primeiras apresentações foram em eventos realizados dentro da universidade e na arena local, Yokohama Arena, logo após se graduarem a banda seguiu unida e se apresentando em pequenos concertos e em colaboração com outras bandas.

Em 2000 lançaram oficialmente seu primeiro EP , “The Time Past and I Could Not See You Again”, sob o selo de uma gravadora Independente, o detalhe é que esse álbum era inteiramente composto por letras em inglês, no ano seguinte lançaram sua primeira música em japonês,”Konayuk”, e a enviaram para várias rádios independentes, a música acabou por agradar um famoso DJ da rádio FM Yokohama, que a tocou em seu programa, a mesma fez um grande sucesso, sendo uma das músicas mais pedidas da rádio.

Após o sucesso da canção “Konayuk” a banda lançou seu segundo EP independente, ” I’m Standing Here”, dessa vez com letras em japonês, foi nessa época que começaram a crescer em popularidade, atraindo um grande número de fãs para seus pequenos shows, percebendo assim que deveriam focar no publico de seu próprio país e compor mais letras em japonês.

Em novembro de 2002 lançaram seu primeiro mini-álbum, “Houkai Amplifier”, e foi com esse mini-álbum que a banda alcançou o sucesso, tendo muitas criticas positivas e alcançando o primeiro lugar na parada indie semanal da Highline Records e atingindo o 35º lugara nas paradas indies da Oricon, devido a esse imenso sucesso AKG  assinou com a gravadora Sony.

Em 2003 a banda se apresentou em importantes festivais de rock como o  FUJI ROCK FESTIVAL 03’s “ROOKIE A GO GO” e no SUMMER SONIC 03, e também fez seu primeiro show solo no “Shimokitazawa Club Shelter”, em abril de 2003 sua música “Haruka Kanata” foi escolhida para ser o tema de abertura do anime Naruto, se tornando uma das mais famosas e conhecidas músicas da banda.

Em seguida lançaram seus dois primeiros singles “Mirai No Kakera” e “Kimi To Lu Hana,” vendendo 250,000 (duzentas e cinquenta mil) cópias, um feito memorável, já que o Japão é conhecido por ter os preços mais altos de vendas para CDs, em novembro, seguido do imenso sucesso de seus dois singles, a banda lançou seu primeiro álbum, “Kimi Tsunagi Five M”.

Em 2004 fizeram sua primeira turnê solo nacional, que contou com 13 shows, em julho realizaram o seu primeiro festival o “ASIAN KUNG-FU GENERATION presents “NANO-MUGEN FES.”” no Nippon Budokan, o festival contou com a presença de bandas japonesas e estrangeiras e foi um grande sucesso.

AKG voltou a ter uma de suas músicas escolhidas como tema de abertura de anime, dessa vez do anime FullMetal Alchemist, com o single “Rewrite”, com o lançamento “Kimi no Machi Made” a banda venceu as premiações SPACE SHOWER Music Video Awards 05, na categoria “Melhor Clipe Conceitual”, e o MTV Video Music Awards Japan 2005, nas categorias “Melhor Video de Rock” e “Melhor Video de Grupo”.

A banda não perdeu tempo e logo lançou seu segundo álbum, “Sol-fa”, que vendeu 600,000 ( seiscentas mil) cópias e alcançou o primeiro lugar nas paradas da Oricon por duas semanas seguidas, com tamanho sucesso  a banda deu inicio a mais uma turnê nacional, dessa vez se apresentando no prestigiado Nippon Budoukan pela primeira vez como show solo.

No ano seguinte, passaram fazendo longas turnês pelo Japão, com mais de 48 shows, sendo que a turnê “Re:Re Tour” conseguiu esgotar seus ingressos, além de se apresentar em prestigiados festivais de verão como o “SUMMER SONIC 05 (TOKYO & OSAKA)”,  o “ROCK IN JAPAN FES. 05” e o “RISING SUN ROCK FES. 2005”.

Logo no inicio de 2006 a banda lançou o single “World Apart”, sendo este um dos mais conceituados singles da banda, nesse ano também adquiriram seu primeiro estúdio de gravações próprio, em março a banda lançou seu terceiro álbum, “Fanclub”, o álbum foi muito bem recebido imediatamente, ficando no top 5 da oricon por dois meses, logo em seguida saíram na turnê nacional,  “Count 4 My 8 Beat”, esgotando todos os ingressos para os 38 shows.

Ainda em 2006 AKG sediou o seu tradicional e anual evento “Nano-Mugen Festival”, que durou dois dias e contou com a participação de 11 bandas, sendo seis bandas japonesas, três americanas e duas inglesas.

Para comemoras seus dez anos de carreira a banda lançou um álbum de copilações, com várias músicas B-sides, demos antigas e gravações ao vivo, apesar de serem músicas já lançadas o álbum foi um estouro e debutou em segundo lugar nas paradas da oricon.

Em 29 de Novembro sai “Aru Machi no Gunjou”, nono single da banda, que foi tema do filme “Tekkonkinkreet”, escrito por Taiyo Matsumoto.

Em 2008 a banda lançou o álbum “World World World”, álbum este que representou uma ligeira mudança no estilo musical da banda,  novamente ficando no topo das paradas da oricon.

Em setembro de 2008 AKG teve a oportunidade de tocar ao lado da banda de rock independente norte americana “Weezer”, banda essa que foi uma grande influência para eles, no WEEZER FESTIVAL.

Em 2009 a banda lançou seu primeiro blu-ray, o show “World World World”, o show foi escolhido por possuir um cenário e uma setlist mais experimental, bem como o uso de instrumentosdiferenciados como o Tenori-on.

Em 2010 a banda lançou o single “Solanin”, que foi criado para servir de música tema para o filme de mesmo nome, além disso, o single também continha um remix da música “Mustang”, um grande sucesso da banda, que foi usada como música de encerramento para o filme.

Também em 2010 AKG lançou uma regravação da música “A Rose Is a Rose”da famosa banda de rock americano The Rentals, naquele ano ainda foi lançado o sexto álbum da banda “Magic Disk”.

Durante a turnê de 2011, “2010-2011 Vibration of Music Tour”, ocorreu o terrível terremoto e Tsunami que assolou a costa Japonesa deixando dezenas de desabrigados e feridos, o terremoto também danificou os equipamentos de turnê da banda, levando ao cancelamento do restante da mesma.

Em solidariedade as vitimas da tragédia Gotō escreveu a música “Suna no Ue”, que posteriormente foi gravada e amplamente divulgada pelas rádios do Japão.

Em julho de 2011 a banda se apresentou no festival “Jisan Valley Rock Festival”, um importante festival de rock que acontece anualmente por 3 dias em  Icheon – Coreia do Sul.

Em janeiro de 2012 a banda anunciou o lançamento do seu álbum de melhores canções, “Best Hit AKG”, no mesmo ano lançaram o single “Kakato de Ai o Uchinarase”, composto pelo guitarrista Kita.

Ainda naquele ano a banda lançou o single “Sore dewa, Mata Ashita”, que foi usado como música tema do filme “Road to Ninja: Naruto the Movie”, em 2013 a banda lançou mais um single que seria usado como música tema do filme “A Story of Yonosuke”, intitulado “Ima o Ikite”.

Em 2013 AKG realizou a sua primeira turnê européia, foram três shows em três países, Londres (Inglaterra), Paris(França) e Colônia(Alemanha).

Em setembro de 2013 celebraram seus 10 anos desde que assinaram com uma grande gravadora e deixaram de tocar de forma independente, realizando dois shows seguidos, shows estes que contaram com a presença de convidados especiais como The HIATUS, The Rentals, Straightener, e Fujifabric. Ainda como parte da celebração de 10 anos, a banda realizou sua primeira turnê asiática, que cotou com shows em Singapura, Coréia e Taiwan, essa turnê foi feita em conjunto com a banda “Straightener” e teve a participação de bandas locais de cada país visitado.

Em 2015 a banda lançou seu oitavo álbum, “Wonder Future”, e logo saiu em turnê, passando pela Europa e se apresentando pela primeira vez na América Latina, turnê essa que contou com um show no Brasil em 15 de novembro no Carioca Clube em São Paulo.

Em 2016 AKG re-gravou e re-lançou seu segundo álbum “Sol-fa”, a versão de 2016 contou com algumas mudanças na setlist e foi lançado na versão regular e limitada.

Em 2017 a banda irá sair em sua World Tour, até agora foram confirmados shows na Ásia, América Latina e Estados Unido, o Brasil irá receber três shows da banda, em São Paulo e Fortaleza, em São Paulo a banda irá se apresentar no tradicional evento de animes o “Anime Friends 2017” nos dias 08 e 09 de Julho e em Fortaleza dia 16 de julho no Evento de anime Sana.

Membros:

goto

Masafumi Gotoh: Vocalista e Guitarrista
Local de Nascimento: Shizuoka, Japão

-Ijichi

Kiyoshi Ijichi: Baterista
Local de Nascimento: Kanagawa, Japão

kita

Kensuke Kita: Guitarrista e Vocalista
Local de Nascimento: Kanagawa, Japan

yamada

Takahiro Yamada: Baixista e Vocalista
Local de Nascimento: Shizuoka, Japão

 

 

 

 

Deixe um comentário